sexta-feira, 12 de junho de 2009

GENERAL MOTORS - GM


GENERAL MOTORS CORPORATION


A General Motors Corporation é uma grande empresa que fabrica automóveis por todo o mundo. Desde quando chegou ao Brasil, em 1925, e se instalou em galpões no Ipiranga, em São Paulo, ela alcançou diversos marcos e se tornou referência não só neste país, como mundialmente, através de padrões elevados e procedimentos inovadores.
A General Motors Corporation é a maior fabricante mundial de veículos. Desenha, constrói e vende carros e caminhões em todo o mundo.
A General Motors do Brasil é a maior subsidiária da Corporação na América do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos. No dia 26 de janeiro de 2005 completou 80 anos de atividades no país. A empresa foi fundada em 1925 em galpões alugados no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo.
No começo, as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos Estados Unidos. Após cinco anos, a GMB inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul - São Paulo. Em 1958 começou a operar a segunda fábrica, em São José dos Campos - São Paulo, inaugurada oficialmente um ano depois pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek.
Decidida a ampliar sua linha de produtos, a GMB lançou em 1968 o seu primeiro automóvel da marca Chevrolet no país, o Opala, que encerrou seu ciclo de vida 24 anos depois, com mais de 1 milhão de unidades vendidas.
Desde então, não parou mais de fabricar sucessos de vendas. Em 1973 lançou o Chevette, que acumulou vendas superiores a 1,2 milhão de unidades, até ser substituído pelo Corsa em 1994, primeiro veículo popular com injeção eletrônica de combustível.
Em julho de 2000 inaugurou o Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, uma das fábricas mais modernas do mundo, onde é produzida a linha Celta e, que recebe visita de especialistas em manufatura de veículos de todo o mundo, que querem conhecer o sistema de montagem do modelo, que é feito com a parceria dos fornecedores sistemistas, instalados dentro do complexo industrial.
O Celta também foi o pioneiro no mercado brasileiro na área de comércio eletrônico, tornando-se o modelo mais vendido do mundo pela internet. Atualmente, a GMB comercializa toda a linha Corsa, a picape Montana e o Meriva por esse meio.
Em 2005, a GM do Brasil emplacou no mercado brasileiro um total de 365.259 veículos, com uma participação de 21,3%. Nos segmentos específicos em que produz veículos, ou seja, automóveis, utilitários e comerciais leves, sua participação foi um pouco maior, de 22,6%. A produção total da empresa alcançou 559.345 unidades, considerando-se os veículos prontos destinados ao mercado interno e exportação e também os veículos "CKD" (completamente desmontados).
As exportações da GM do Brasil em 2005 representaram novo recorde, alcançando o valor de US$ 1,6 bilhão, referentes ao embarque de 114.994 unidades em "CKD" e 125.678 veículos prontos, para cerca de 40 países de todo o mundo. O principal mercado na área de exportações foi o México, seguido da Argentina, Venezuela, África do Sul e outros países da América Latina.
Na área social, a GM do Brasil concentra atividades por meio do Instituto General Motors, que foi criado em 1993. Sua missão é resgatar a cidadania de crianças, jovens e adultos de comunidades carentes, que estão localizadas especialmente próximas às instalações industriais da empresa. Suas ações são prioritariamente na área da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário