sexta-feira, 12 de junho de 2009

FORD


Ford - Linha do Tempo


1.919 – A Ford Americana aprovou a criação da filial Brasileira, destinando para tanto um capital inicial de 25 mil dólares, que seriam transferidos da filial da Argentina. Foram enviados ao Brasil, E.A. Evans e Benjamim Koph para estabelecer a nova filial. Evans deu inicio as operações em 24/04/1919 com apenas 12 funcionários, num depósito de 2 andares na R. Florencio de Abreu, no centro de São Paulo, onde se iniciou a montagem de automóveis Modelo T e os caminhões Ford TT. Foi o primeiro fabricante de automóveis à estabelecer no Brasil. No 1º ano das operações no Brasil, foram vendidos 2.447 automóveis.
1.920 – As instalações da fábrica foram transferidas para um ringue de patinação na Praça da República – SP. Neste ano foram vendidas mais de 4.000 unidades.
1.921 – Inaugurada a sede própria da Ford do Brasil na R. Solon, no bairro do Bom Retiro – SP em um prédio especialmente construído para funcionar como linha de montagem, tendo como engenheiro responsável pela obra o Sr. B.R. Brown, que havia supervisionado também a construção da fábrica americana de Highland Park.
O gerente da filial era o dinamarquês Kristian Orberg, que se manteria no posto até 1.953.
1.923 – A fabrica contava com 124 funcionários e tinha capacidade de produção anual de 4.700 carros “ 40 por dia” e 360 tratores.
1.924 – As vendas do Modelo T foram de 24.250, recorde brasileiro até 1.960, quando foi introduzido o corcel. Neste ano, a Ford montou a 1ª exposição de automóveis do Brasil, em S. Paulo, no palácio da industrias entre 04 e 12 de outubro.
1.925 – São inaugurados um escritório e linha de produção em Recife, à R. Padre Muniz, 343.
1.926 – A cidade de Porto Alegre – RS, recebeu sua linha de montagem da Ford, na R. 7 de setembro, 14.
1.927 – Trouxe a inauguração do centro de treinamento de serviços da Ford em S. Paulo, iniciativa pioneira no país para formação de mecânicos
especializados.
No Rio de Janeiro inicia-se uma nova linha de montagem, na Av. Graça Aranha, 333.
No mesmo ano foram adquiridos novos terrenos no bairro do Ipiranga – SP, com vista à futura expansão.
Por causa da recensão econômica da década de 30, são desativadas as fabricas Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro e a produção do Modelo T, foi interrompida em todo o mundo para receber o inovador Modelo A, com seu motor de 4 cilindros e 40 HP, proporcionando novos níveis de desempenho e imensa durabilidade. Um dos veículos de melhor relação, custo – beneficio da história do automóvel e um dos modelos antigos de maior índice de sobrevivência. O popular “Fordinho” no Brasil, substituiu o Modelo T e trouxe novos recordes de venda.
1.929 – O Modelo A era o automóvel mais vendido no Brasil.
1.932 – É anunciado o revolucionário motor Ford V8 – 3,65L e 65 HP.
1.942 a 1.944 – Apesar da recensão ocasionada pela 2ª guerra mundial, a Ford Brasil prosseguiu com a montagem de carros em pequena escala, adaptando-se ao sistema de gasogenio, devido ao racionamento de gasolina.
1.945 – Após a semi-paralisação da montagem de veículos durante a guerra, reinicia-se lentamente no Brasil a montagem de veículos, para um público ávido por novidades. Contando com a boa situação de divisas em 1.946, o governo Dutra retoma a importação de veículos em grande volume.
Os automóveis Ford, Mercury Elicon, marcam a preferência dos brasileiros por sua extrema resistência, apesar dos modelos europeus serem mais acessíveis em preços.
1.951 – As importações atingiram novos recordes. O Ford e o Mercury marcaram época pelo seu conforto, desempenho e confiabilidade.
1.953 – Trouxe a criação da nova fabrica no Ipiranga- SP, onde eram montados automóveis da Ford Americana e Européia, tratores e chassis de ônibus. O gerente-geral era o brasileiro Humberto Monteiro, um grande entusiasta da produção nacional de veículos.
1.954 – A Ford Brasil participou das comemorações do quarto centenário da cidade S. Paulo e apresentou no stand no Parque do Ibirapuera o novíssimo modelo do Thunderbird, um clássico americano.
1.955 – Iniciada a estampagem das carrocerias da linha F. O programa de nacionalização da produção no Brasil dá seus pioneiros passos ao serem produzidas as primeiras cabines de Pick-ups e caminhões com aço de volta redonda.
No final da década de 50, na esteira do otimismo e nacionalismo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek, encerra-se a montagem de automóveis importados pela Ford brasileira e inicia-se a total nacionalização da produção de automóveis e caminhões.
1.958 – O presidente Juscelino inaugurou à nova fabrica de motores V8, dentro do complexo industrial do Ipiranga. Este motor era conhecido como Power king, com bloco em “y” e desenvolvia 161 Hps.
Henry Ford II visita o Brasil pela primeira vez.
1.959 – Foi apresentado o primeiro caminhão Ford brasileiro, o F – 350, com motor V8 e 2.670 KGS de capacidade de carga.
1.960 – Sai da linha de produção nacional o primeiro trator Ford, o 8 Br diesel.
1.961 - Ford apresentou o 1º caminhão com motor diesel, era o F-600.
1.962 – Lançada a nova linha de Pick – ups e caminhões super fortes.
É produzido no Brasil o Ford de nº
75.000 (um Pick – up F – 1000).
1.964 – A Ford americana lançou o Mustang, que seria no Brasil, o carro importado mais vendido da década.
1.967 – Em 02 de abril a Ford Brasil lançou seu primeiro automóvel brasileiro, o Ford Galaxe 500, com motor V8 de 4,5L, 170 hp. Era o 1º automóvel moderno feito no Brasil.
Em outubro deste ano a Ford adquiriu o controle acionário da Willys – Overland do Brasil, fabrica situada em São Bernardo do Campo – SP que produzia os modelos geep rural, pick – up Aero Williys, Itamaraty, Gordini e Interlagos.
1.969 – É trazido a publico o “Ford Corcel”, veiculo médio, derivado do “Projeto – M” da Willys que recebeu centenas de aperfeiçoamentos. É até hoje o automóvel de maior produção da historia da Ford Brasil.
Foi apresentado também o “LTD” (Fabricação Limitada), versão mais luxuosa do Galaxe, para o ano de 1.970. Vinha com motor de 190hp e foi o 1º veiculo nacional com transmissão automática.
Criado em Rudge – Ramos – S.B.Campo – SP, o centro de pesquisas da Ford.
1.970 – A Ford oferecia ao publico versão ultra-luxuosa da linha Galaxe para 1.971, o Landau, com motores de 6cc, em linha ou V8.
Assume a presidência da Ford Brasil, Joseph O’Neil.
1.971 – Os modelos “Aero Willys” e “Itamaraty”, da antiga Williys-Overland, continuavam a ser fabricados pela Ford, mas perdiam espaço rapidamente devido a concorrência. No intuito de criar um novo modelo a altura dos concorrentes, a Ford, através de pesquisas, chegou a conclusão que a melhor alternativa era o “Maverick’, veiculo já fabricado nos E.U.A., desde 1.969.
1.973 – Sai da linha de montagem o primeiro Ford Maverick Brasileiro. Equipado com motor Willys de 6 cilindros ou com o moderno V8 – 302, 5 L de 197 hp, importado, o mesmo utilizado no Mustang.
1.974 – Inaugurada as novas “Fundição e Fábrica de Motores” da unidade fabril de Taubaté – SP. Novo motor de 4 cc e 2,3 Lts produzido em Taubaté, passa a equipar o Maverick, em substituição ao motor de 6 cc.
1.975 - A Ford exporta cerca de 225.000 Motores para a Alemanha, Inglaterra, Canadá e Argentina.
1.976 – Inaugurada em S.B. do Campo - SP a nova fábrica de tratores Ford.
A Ford produz o milionésimo Ford Brasileiro.
1.978 – Introduzido o Corcel II, baseado na plataforma do Corcel, porém modernizada. Este veículo estabeleceu recordes de venda na Ford do Brasil.
Inaugurado o Campo de Provas na cidade de Tatuí-SP.
1.979 – Após mais de 108.000 unidades produzidas, sai de linha o Maverick, e a Ford anuncia a produção d veículos á álcool e tem-se o inicio da fabricação do Pick-Up F-1000 com motor á diesel.
1.980 – Apresentada a Pick-Up Pampa (modelo 81) baseada na plataforma do Corcel II.
Produzido o milionésimo Corcel.
1.981 – Criado o “Del Rey” (Como modelo pra 1982 ), baseado na plataforma do Corcel II, como requintes e sofisticação inéditos em carros médios.
Foi o pioneiro em vidros e travas elétricas.
1.983 - Em Janeiro interrompia-se a linha do Landau, último remanescentes da linha Galaxie.Foi o último automóvel com motor V8 feito no Brasil.
Ainda neste ano, é lançado (como modelo 1984) o “Escort” Carro mundial da Ford, com motor de 4 cc, 1,6 L CHT. Era o 1º carro da Ford com motor transversal. Foi considerado o melhor motor á álcool do país. O Escort era exportado para Finlândia.
1.985 – Surge a moderníssima linha de caminhões com cabine basculável “Cargo”, que foi exportado até para E.U.A (Eram fabricados na unidade do Ipiranga).
Neste ano é apresentada também a versão do Escort conversível.
1.986 – Criada a Autolatina, joint-venture com a Volkswagen do Brasil.
1.989 – O motor 1,8 L da Volkswagen passou a equipar as linhas “Escort” e “Del Rey”.
1.990 – A Ford lança o “Verona”, modelo de 3 volumes derivado do Escort, era o primeiro carro da cooperação Ford-Volkswagen.
1.991 – Criado o “Versailles” para o seguimento de carros de luxo, com transmissão automática opcional.
A Ford atinge a produção de 4.000.000 de carros brasileiros.
1.992 – Ressurge o Escort com nova linha, injeção eletrônica, catalizador e 5 marchas á frente (Álcool ou gasolina).
1.993 – A Ford começa a importação do ”Ford Taurus” americano e do “Mondeo” europeu, para o seguimento da alto luxo.
1.995 – Inicia-se a importação do pick-up média americana “Ford Ranger”, inaugurando assim o disputado mercado dos pick-ups.
Dissolve-se a Autolatina.
É lançado o caminhão “Cargo C-4030”.
1.996 – A fábrica de S.B. do Campo foi totalmente reprojetada e deu inicio á produção do Ford Fiesta nacional.
A fábrica de motores e transmissões de Taubaté e reinaugurada para suprir a produção do Fiesta.
Começa a produção do caminhão “Cargo 814”.
1.997 – Lançado o Ford Ka, 1º carro da linha New Edge.
Da-se o inicio á produção do caminhão da linha New Edge.
O Escort importado da Argentina começa a ser comercializado com nova motorização.
1.998 – Sai à nova linha Série-F de caminhões a pick-ups.
1.999 – Criado o motor Zetec RoCam utilizado no Fiesta, Ka e Courier modelo 2000.
Lançada a F-350, o F-16000 e a F-250
2.000 - Surge o “Ford Focus”, lançamento que revolucionou a imagem e o design da marca. O Focus assume a produção de um doa carros mais premiados no Brasil a no mundo.
2.001 – Iniciam-se as operações do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari-BA. Esta nova unidade da Ford tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano.
Também foram lançados o Fiesta Street Sedan, 3ª geração do modelo, eo novo Ford Ka Freshining, um carro compacto que se distingue por sua dirigibilidade, design externo equilíbrio de detalhe. As diversas modificações do modelo, fizeram dele uma ótima opção para quem busca beleza, performance e economia, com motores Zetec RoCam 1.0 e 1.6.
2.002 – A Ford inova motor Power Stroke 2.8 L Turbo Diesel com TGV, para melhorar o desempenho das pick-ups Ford Ranger. Foram ainda introduzidos nova transmissão, embreagem auto-ajustável, suspensão recalibrada e eixo traseiro com diferencial antiderrapante.
Em Junho, chega ao público o novo Ford Fiesta, totalmente remodelado.
2.003 – A Ford completa 85 anos no Brasil.
A Ford investe no seguimento das “Suvs” (veículo utilitário esportivo) no Brasil e Lana o “Escosport” com motores 1.0 8V, 1.6 8V, 2.0 16V.
O Focus tem sua linha renovada.
Surge a Ford F-250 cabine dupla para até 6 passageiros, com motor MWM Turbo Diesel com intercooler, 6 cc, 4,2 Litros e 180 HP.
A “Ford Ranger Storm”, nova versão especial, passa a vir com motor Power Stroke Turbo Diesel, Tração 4x4 e cabine dupla.
2.004 - Lançada o “Escosport 4 WD” – com mais força e segurança. Vem com sistema de tração Contol Trac II, com módulos automáticos e bloqueado e freios ABS.
O Ford Fiesta é lançado na versão Flex, com injeção eletrônica de última geração. O Fiesta surge na versão Sedan, com mais vantagens em termos de estilo, espaço e conforto.
Chega ao Brasil o Ford Explorer”, o utilitário líder de venss no mundo, equipado com motor á gasolina V6 – 4.0 L, com 231 HP,transmissão automática e tração inteligente nas 4 rodas.

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